Tenistas brasileiros para ficar de olho em 2023

Depois das sugestões de tenistas femininas para ficar de olho em 2023, e já que o primeiro mês do ano está terminando, a INNI traz os nomes dos jogadores que o nosso time de parceiros recomendam você a não perder de vista este ano.

Saiba porque, Ricardo Hocevar, Givaldo Barbosa, Tiago Lopes, Júlio Silva, Thiago Almeida e a equipe da INNI indicou Rafael Matos, João Fonseca, Eduardo Ribeiro, Matheus Pucinelli, Orlando Luz e Marcelo Zormann como atletas que trarão muitas alegrias nos próximos meses para o tênis brasileiro.

Em dezembro de 2021 a INNI perguntou a Julinho Silva e Ricardo Hocevar quem eles apontavam como tenistas destaques para o ano seguinte. Gustavo Heide e Gabriel Decamps foram os nomes indicados respectivamente e os nossos INNIgrammers acertaram em cheio.  

Embora Heide não tenha entrado nas disputas de qualifying de Grand Slams, como acreditava Julinho, o tenista paulista teve um 2022 super positivo sendo campeão de torneios no Brasil, Colômbia e prata nos jogos sul-americanos em Assunção, Paraguai. Já Decamps fez ótimas campanhas em torneios de nível Future e Challenger e cresceu bastante no ranking da ATP, como previu Hocevar. 

Para 2023 outros jogadores foram sugeridos e assim como apostam nossos INNIgrammers, não temos dúvidas de que farão uma temporada incrível. Veja por quê: 

Rafael Matos em busca de mais títulos

O duplista n° 1 do Brasil, Rafael Matos, que em 2022 voltou a bater seu melhor ranking, fechou o último ano com cinco títulos e na 27ª posição pela ATP. 2023 mal começou e o porto-alegrense conquistou o feito de sair campeão, ao lado de Luisa Stefani, nas duplas mistas do Australian Open. Além de ser o primeiro Grand Slam da carreira de ambos, esta foi a primeira vez que uma dupla totalmente brasileira venceu um Major. 

Rodrigo, um dos filhos de Givaldo Barbosa, que também está à frente da Academia de Tênis que leva o nome do pai, nos contou há algumas semanas que a desenvoltura de Matos nas quadras chama muito a atenção: 

Estive na exibição do Rafael Nadal contra o Casper Ruud e assistindo a partida de encerramento da carreira do Bruno Soares que aconteceu no mesmo dia, com participação do Rafael Matos, Marcelo Melo e Bob Bryan, fiquei bem impressionado com o que eu vi do Matos em quadra, mesmo para uma partida exibição. Muito jovem, muito forte, muito focado num jogo que não valia pontos e que era festivo. Eu não acompanhava muito a carreira dele, mas passei a acompanhar a partir desse dia. Recomendo muito que as pessoas façam o mesmo este ano porque vale a pena.”

João Fonseca impressionando o mundo 

Um dos tenistas juvenis que mais se destacaram em 2022 foi o carioca João Fonseca. Mantendo a excelente performance, Fonseca começou 2023 com o pé direito sendo vice-campeão de duplas do Australian Open juvenil, em Melbourne, ao lado do tenista belga Alexander Blockx.

Ricardo Hocevar, que ao longo de sua carreira conquistou 20 títulos no circuito profissional e hoje tem um centro de treinamento em São José dos Campos, a Hocevar Tennis Team, falou muito bem do trabalho que Fonseca vem desempenhando nas quadras: 

O João Fonseca é um atleta para gente observar. Ele vai começar a entrar mais firme agora no circuito profissional. É juvenil ainda, mas já mostrou que tem capacidade de evoluir rápido. É muito talentoso. Joga bastante agressivo. É interessante acompanhar a caminhada dele porque ele vai subir rápido e tem um potencial enorme.”. Julinho Silva tem a mesma perspectiva de Hocevar sobre João Fonseca.

Eduardo Ribeiro preparado para níveis mais elevados

Depois de um ano repleto de grandes realizações, Dudu Ribeiro é a recomendação do nosso parceiro e preparador físico da High Training Performance, Thiago Almeida: “O Dudu Ribeiro fechou 2022 com chave de ouro. Tenho certeza que ele fará de 2023 um ano de muitas conquistas.”.

Almeida tem razão. O atletaINNI Dudu Ribeiro alcançou vitórias muito relevantes a partir do segundo semestre de 2022, resultado de um trabalho muito focado que ele vem desenvolvendo há meses junto do treinador Marlon Oliveira e da equipe da Cascata Tênis. 

Em setembro, Dudu fez seus primeiros pontos na carreira profissional pelas simples do ITF M15 de Recife, em seguida levou o ITF M15 de Brasília, inclusive nas duplas ao lado de Gabriel Sidnei; em novembro foi campeão do M25 de Lajeado e encerrou o ano com vaga garantida no qualifying do Rio Open após o vice-campeonato na Maria Esther Bueno Cup. 

Dudu irá disputar uma vaga na chave principal do Rio Open entre os dias 18 e 19 de fevereiro de 2023.

Matheus Pucinelli trabalhando para alcançar o top 100

Ocupando o 212º lugar no ranking mundial de tênis atualmente, Matheus Pucinelli vem progredindo e ganhando cada vez mais experiência. No início deste ano, o tenista campineiro participou do qualifying do Australian Open e também defendeu o Brasil na United Cup ao lado de outros grandes nomes do nosso tênis brasileiro. Com constância e bons resultados, Pucinelli poderá se aproximar pela primeira vez do top 100 do ranking de simples da ATP.

O Pucinelli vem subindo no ranking, ele tem um biotipo muito bom, está muito bem fisicamente. Acredito que quanto mais jogos de alto nível ele fizer, provavelmente ele vai conseguir baixar no top 100. É um dos tenistas brasileiros para ficar muito atento”, comentou Júlio Silva, atual tennis coach de Bruna Melato, na cidade de Jundiaí, ex- número 3 do Brasil e 144 do ranking de simples da ATP.

Orlando Luz e Marcelo Zormann

Além das indicações dos nossos parceiros INNIgrammers, a equipe da INNI também recomenda a dupla de tenistas Orlando Luz e Marcelo Zormann. Recém chegados a nossa casa, apostamos muito no potencial desses dois atletas que são parceiros de longa data, têm um entrosamento maravilhoso dentro e fora das quadras e são focados em evoluir muito. Não é à toa que este mês de janeiro eles tiveram um excelente desempenho ao longo das disputas do ATP Challenger de Piracicaba, o que os levou ao campeonato da 1ª edição do torneio. Certamente eles irão ainda mais longe. 

Que 2023 seja um ano de muitas realizações para todos os tenistas brasileiros.

Gostou das sugestões dos INNIgrammers? Quem você incluiria nesta lista, tenista?

Posts relacionados