Wimbledon, o torneio mais antigo do mundo do tênis
A próxima edição de Wimbledon vai começar no dia 28 de junho e a INNI aposta que você já tem o seu favorito. Mas você sabia que esse torneio, o único do Grand Slam realizado em quadras de grama, é o mais antigo do mundo do tênis?
Disputado desde 1877, a competição foi criada em Londres pelo All England Lawn Tennis and Croquet Club e até hoje é muito tradicional, já que preserva a periodicidade anual e costumes únicos como o uso de luzes naturais, a inexistência de tie-break durante as partidas e a obrigatoriedade dos atletas vestirem somente roupas brancas e calçarem tênis da mesma cor.
Essa padronização do branco em Wimbledon teve influência nossa. Ocorreu na edição seguinte a 1962, ano em que a eterna tenista brasileira Maria Esther Bueno surpreendeu o público do torneio ao ser vista usando um saiote pink por baixo de um vestido branco.
Mas, para além de um saiote, Maria Esther Bueno já era bem conhecida do público inglês. Ela foi a primeira latino-americana a vencer Wimbledon no simples em 1959, e posteriormente em 1960 e 1964. É até hoje a maior vencedora brasileira da história do Grand Slam.
Apesar da manutenção das tradições, em razão dos impactos da pandemia de Covid-19, o campeonato não pode ser realizado em 2020. No entanto, devido ao progresso da vacinação da população no Reino Unido, Wimbledon poderá atingir a capacidade máxima de público na final da edição de 2021. Esse será o primeiro evento esportivo desde o início da pandemia a ter esse tipo permissão.
Bons jogos estão garantidos! Novak Djokovic é a grande promessa da 134ª edição de Wimbledon. O sérvio está em ótima forma e pode alcançar o recorde de 20 títulos do Grand Slam, se igualando a Rafael Nadal, que desistiu do torneio e das Olimpíadas para preservar o corpo, e ao rei da grama Roger Federer, que pode ser seu grande oponente na final.
Os brasileiros Thiago Monteiro e João Menezes também estão classificados para participar da competição.
Do lado feminino, na disputa pelo título, Serena Williams também pretende se igualar ao recorde de 24 conquistas em Grand Slam da australiana Margaret Court.