O Brasil na Copa Davis
Este fim de semana o Brasil estreia contra o Líbano na Copa Davis, competição criada em 1990 a partir do desafio de quatro estudantes de Harvard a britânicos que naquele ano foram campeões mundiais de tênis.
O torneio, que carrega o sobrenome de um dos universitários americanos, é também conhecido por Copa do Mundo do Tênis, devido ao formato singular de países se confrontarem a partir da seleção de cinco tenistas e um capitão que formam uma equipe masculina para representar uma nação.
Nesta edição da Davis o capitão do time brasileiro é Jaime Oncins, um dos maiores tenistas da história do país. Ele é o responsável pela convocação dos atletas, que em maior parte são da nova geração do tênis.
Os selecionados foram os paulistas Matheus Pucinelli, 318º na ATP, e Felipe Meligeni, 194º, os gaúchos Orlando Luz, 278°, Rafael Matos, 73°(duplas) e Marcelo Demoliner, 53°(duplas), que este ano competiu em todos os torneios de Grand Slam (Australia Open, Roland Garros, Wimbledon e o US Open), além das Olimpíadas.
Desde o início da semana os tenistas brasileiros vem se preparando para o confronto que acontecerá neste sábado e domingo na cidade de Jounieh contra a equipe libanesa, composta por Benjamin Hassan, 410º, Hady Habib, 754º, Hasan Ibrahim, 2103º, Roey Tabet e Michel Saade (ambos não estão no ranking da ATP).
Dia 18, a partir das 6hs (horário de Brasília), na categoria simples jogam primeiro Orlando Luz, depois Felipe Meligeni. Já no dia 19, a partir das 4hs da manhã, Demoliner e Matos estarão em quadra pelas duplas do torneio. Mais tarde, Meligeni e Luz voltam novamente a disputar pelo simples.
Os jogos são uma melhor de cinco partidas, vence o país que ganhar ao menos três disputas. Sendo assim, ficamos na torcida para que o Brasil avance para os Qualifiers do Grupo Mundial e chegue a sua primeira final da Copa Davis.
As transmissões das partidas serão realizadas pelo Canal Olímpico do Brasil. Acesse gratuitamente o site www.canalolimpicodobrasil.com.br e bons jogos!