Maiores campeões de Wimbledon

|julho 9th, 2021|Tenistas, Wimbledon|

A edição 2021 de Wimbledon está a poucos dias de chegar ao fim. E, como em todo encerramento de um grande evento esportivo, a nostalgia já começa a surgir.

Foram duas semanas memoráveis, não somente pelo nível dos jogadores nas quadras de grama do All England Club, mas também porque depois de um ano de suspensão do torneio, devido aos impactos da pandemia de Covid-19, o público pôde voltar às arquibancadas. 

Como aquecimento para as finais de simples feminino e masculino do Grand Slam, a INNI decidiu relembrar os nomes dos maiores campeões de Wimbledon. 

E se você, leitor, achou que íamos começar por Roger Federer, lamentamos informar que você errou! 

Embora seja automático pensar no suíço quando se fala do Major Inglês, a maior campeã de Wimbledon na Era Aberta é a tchecoslovaca naturalizada americana Martina Navratilova que, ao longo das décadas de 70, 80 e 90, conquistou o total de nove títulos na categoria de simples feminino. 

Antes da Era Aberta, quando muitos torneios, inclusive os de Grand Slam, eram disputados apenas por amadores, a maior vencedora de Wimbledon foi a americana Helen Wills Moody, que ganhou oito vezes o título. 

Buscando se igualar a Navratilova, Serena Williams se preparou para este ano ganhar o torneio britânico pela oitava vez. Porém, após uma lesão ocorrida na primeira rodada, “Serena Slam” teve que abandonar as quadras. 

No que diz respeito ao simples masculino, agora sim podemos falar do número 8 do mundo. Apesar de ter sido eliminado pelo jovem polonês Hubert Hurkacz, depois de levar um pneu nas quartas de final da edição deste ano, há um motivo para Roger Federer ser considerado o rei da grama, ele é o maior campeão de Wimbledon. 

Entre 2003 e 2017, o suíço acumulou oito títulos na Catedral do tênis. Ele declarou um dia que ganhar Wimbledon pela primeira vez foi a maior emoção da sua carreira.

Como esse foi o último Grand Slam antes dos 40 anos de Federer, o futuro de um dos maiores tenistas de todos os tempos é incerto. Após a eliminação em Wimbledon, ele disse que ainda não decidiu se participará das Olimpíadas de Tóquio, que começam em 14 dias. Também não descartou a hipótese de uma aposentadoria.

Outro grande campeão do torneio inglês e também da história é o tenista americano Pete Sampras, que se não fosse a derrota para o holandês Richard Krajicek em 1996, teria ganhado na grama sagrada de Wimbledon por sete anos consecutivos. 

Não perca neste sábado, 10 de julho, a decisão do simples feminino. Pela primeira vez a tenista australiana Ashleigh Barty, 25, estará em uma final do torneio. Ela enfrentará a tcheca Karolina Plíšková, 29, que disputa o troféu pela segunda vez. 

Quanto ao simples masculino, que acontecerá em 11 de julho, a decisão será entre o veterano Novak Djokovic, 34, que está na luta pelo 20º título de Grand Slam da carreira, e o novato Matteo Berrenttini, 25, primeiro italiano a ir à final de Wimbledon.

Ler mais textos como esse.

Posts relacionados