Luisa Stefani e Laura Pigossi em busca de um feito histórico para o tênis brasileiro
Todo atleta tem o sonho de representar seu país em uma Olimpíada. Não somente pela chance de vivenciar uma experiência única, mas também pela superação que estar no maior evento esportivo do mundo significa.
Sem grandes expectativas, a oportunidade olímpica acabou surgindo no último momento para as tenistas paulistas Luisa Stefani e Laura Pigossi. Ambas tiveram vagas confirmadas pela Federação Internacional de Tênis para competir representando o Brasil como dupla de chave feminina. Laura não sabia nem que estava inscrita.
Numa Olimpíadas em que pela primeira vez na história dos Jogos há mais igualdade de gênero, 48,8% dos competidores são mulheres, Pigossi e Stefani, que se conhecem desde a infância, estão fazendo em Tóquio a maior campanha do tênis feminino brasileiro em uma Olimpíada.
A última vez que o Brasil chegou perto de uma medalha olímpica no tênis foi durante as Olimpíadas de Atlanta, no ano de 1996, quando Fernando Meligeni, o Fininho, considerado o melhor tenista do Brasil em Jogos Olímpicos, lutou pelo bronze contra o indiano Leander Paes, que como duplista já foi o tenista nº 1 do mundo.
Com as vitórias que Luisa e Laura garantiram até agora em Tóquio, 2 sets a 0 contra as canadenses Gabriela Daborwski e Sharon Fichman; 2 sets a 1 contra as tchecas Karolina Pliskova e Marketa Vondrousova; e 2 sets a 1 contra as americanas Bethanie Mattek-Sands e Jessica Pegula, elas já se igualaram a Meligeni e ao melhor resultado do tênis brasileiro.
Mas a coincidência entre eles não para por aí, Fernando Meligeni também só pôde ir à Atlanta após a desistência de tenistas que estavam em melhor posição que ele no ranking ATP. Lembrando que no WTA, Luisa Stefani está em 23ª e Laura Pigossi em 188ª.
Assim como nesta edição que ocorre no Japão, na época de Meligeni o tênis brasileiro não foi visto como modalidade favorita à medalha. Mas, Luisa e Laura já estão fazendo história, pois com muita garra e entrosamento elas venceram três grandes duplas, inclusive cabeças de chave.
Ainda que as tenistas não participem da decisão olímpica, devido a batalha perdida na semifinal por 2 sets a 0 para as suíças Belinda Bencic e Viktorija Golubic, estão muito comprometidas a conquistar a medalha de bronze colocando o tênis brasileiro no pódio pela primeira vez nos Jogos Olímpicos.
A INNI deseja às tenistas Luisa Stefani e Laura Pigossi uma excelente partida contra as russas Elena Vesnina e Veronika Kudermetova!
O jogo que definirá quem leva a medalha de bronze será na madrugada deste sábado, a partir das 03h00, horário de Brasília.
Foto: Breno Barros – rededoesporte.gov.br