Laver Cup 2021: a Europa contra o resto do Mundo

|setembro 24th, 2021|Laver Cup|

É chegado o momento do ano em que temos a oportunidade de ver os maiores tenistas da atualidade competindo de um jeito diferente do que estamos acostumados. De um lado o Time Europa, do outro o Time Mundo, e no meio nós, espectadores amantes de um bom tênis.

Após três edições e uma pausa de um ano, devido aos impactos da pandemia por Covid-19, a Laver Cup está de volta e promete ser igualmente interessante, já que desta vez o Big 3 da Next Gen do tênis masculino estará em evidência em razão das ausências de Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic.

Mas o que é e quem joga a Laver Cup?

Organizada e promovida pela Team8, agência de marketing esportivo de Roger Federer, a Laver Cup tem como parceiro o ex-tenista profissional e mega empresário brasileiro, Jorge Paulo Lemann, e é inspirada no torneio de golfe Ryder Cup.

Guardada as devidas proporções, o evento esportivo se assemelha a Copa Davis. Além de levar o nome de um importante tenista como Rod Laver, único atleta da história a completar o Calendar Grand Slam, é disputado em quadra rápida por dois times: Europa versus Mundo.

Cada time possui um capitão e um vice-capitão e são formados por sete tenistas, sendo um reserva. Os capitães dos times são os mesmos desde 2017, primeiro ano de realização da competição. São eles que a cada edição definem três titulares para cada equipe, as vagas dos outros três dependem da posição dos jogadores no ranking mundial de tênis. (É válido ressaltar que apesar de estar no calendário, esse torneio não pontua na ATP!).

Björn Borg, campeão de Roland Garros e Wimbledon nas décadas de 70 e 80, comandará desta vez os tenistas europeus Daniil Medvedev, 2° na ATP, Stefanos Tsitsipas, 3°, Alexander Zverev, 4°, Andrey Rublev, 5°, Matteo Berrettini, 7° e Casper Ruud, 10°, e o reserva Feliciano Lopez, 110°.

Já John McEnroe, vencedor de Wimbledon e do US Open na mesma época que Borg, será o responsável pelos tenistas oriundos de outros continentes, tais como, Felix Auger-Aliassime, 11°, Denis Shapovalov, 12°, Diego Schwartzman, 15°, Reilly Opelka, 19°, John Isner, 22°, Nick Kyrgios, 95°, e o reserva Jack Sock, 164°.

O torneio chama a atenção por nos dar a oportunidade de ver não só grandes tenistas no mesmo time, mas também jogando juntos, como já ocorreu com as duplas formadas no passado por Federer e Nadal ou Federer e Djokovic.

Quando jogam os times e como funciona o torneio?

A Laver Cup começa nesta sexta-feira, 24, e vai até o próximo domingo. A cada dia quatro partidas são realizadas, três de simples e uma em duplas. Os tenistas convocados devem jogar pelo menos uma das partidas de simples das primeiras rodadas. Contudo, nenhum deles poderá disputar mais de dois jogos de simples durante o torneio.

A competição acontece em três dias e em melhor de três sets com vantagem. O terceiro set é um Match Tie-Break de até 10 pontos.

O sistema de pontuação da Laver Cup é progressivo e varia de 1 a 3 pontos. Ou seja, no dia 24 de setembro cada vitória vale 1 ponto, no dia 25 vale 2 pontos, no último dia do evento, dia 26, vale 3 pontos. Vence a equipe que chegar primeiro aos 13 pontos, caso isso não ocorra até o último dia será realizada uma quinta partida.

Time Europa versus Time Mundo

As disputas que acontecerão na cidade de Boston nesta sexta-feira serão transmitidas a partir do período da tarde, horário de Brasília, pela ESPN. Vale a pena conferir os jogos para saber se o Time Mundo vencerá pela primeira vez uma edição da Laver Cup. Confira abaixo a programação do primeiro dia de evento e divirta-se:

Simples

Às 14hs Ruud x Opelka

Às 15h30 – Berrettini x Auger-Aliassime

Às 20hs – Rublev x Schwartzman

Duplas

Às 21h30 – Berrettini e Zverev x Isner e Shapovalov

Ler mais textos como esse.

Posts relacionados