Bolinhas de tênis peludas, um assunto cabeludo!
Dia desses recebemos no Instagram da INNI a mensagem de um seguidor desejando saber qual modelo das bolas de tênis produzidas pela nossa marca é o mais “peludo”, Grand Clay, Tournament ou Championship?
Como amamos falar do nosso esporte favorito e temos a cultura de abordar internamente os principais tópicos que chegam por meio dos nossos canais de comunicação, curtimos a pergunta por que ela demonstra uma vontade do nosso público em conhecer os detalhes de cada produto INNI.
Então, decidimos trazer para o blog não só a nossa reflexão sobre a dúvida em questão, mas também a opinião dos INNIgrammers, João Sorgi, Ricardo Hocevar, Tiago Lopes e Júlio Silva, tenistas parceiros que já passaram por grandes torneios como os de Grand Slam, Copa Davis e hoje atuam também como treinadores.
Antes de tudo, é importante dizer que nos chamou a atenção o que está por trás da pergunta do seguidor. Bola de feltro mais peludo normalmente representa qualidade superior, por denotar durabilidade, mas isso se opõe às bolas de feltro mais liso (um pouco mais ralinho)?
O feltro de bolas premius é composto de lã natural, algodão e fibras sintéticas de nylon. Em contrapartida, as bolas de tênis de categoria championship possuem muito mais nylon e poliéster, com pouca lã elas não têm algodão.
A presença do feltro na bola faz com que não apenas sigam uma linha reta, mas também curvas – spin – através do contato com as cordas da raquete e do atrito com o ar.
Em razão de cada bola de tênis ter uma especificidade própria, uma vez que há um equipamento esportivo adequado para cada tenista, o que implica variáveis como nível de jogo, tipo de quadra, etc, ressaltamos que para ter qualidade, a bola não precisa ter um feltro super felpudo.
O que deve ser observado é a resistência do feltro conforme o uso, quanto tempo a trama da bola se mantém organizada. O processo mais intenso da perda do feltro acontece somente depois que a bola cede às pancadas e abre, porque os felpos vão enroscando na raquete.
Em nossa opinião não pode haver confusão de conceitos, para que aqueles modelos de bolinhas de tênis menos felpudos não sejam compreendidos erroneamente como os que vão durar menos.
A exemplo disso, a INNI Grand Clay é a nossa premium com 72% de material natural. A bolinha desse modelo se mantém mais organizada ao longo do tempo de uso, possui maior durabilidade. Porém, na visão de muitos clientes e consumidores, a INNI Tournament é a premium mais peluda. Querem com isso dizer que é a mais resistente.
Agora, vamos ver o que os nossos INNIgrammers acham?
Júlio Silva comenta que na percepção dele a Grand Clay “pinga” muito mais que a Tournament e que embora a segunda solte mais o feltro do que a primeira, ele prefere a Tournament. Já João Sorgi diz que a principal diferença entre elas é que a Clay é um pouquinho mais macia, apesar de ambas as premiuns da INNI serem boas e peludas. Hocevar, no entanto, elege a Tournament como a melhor por julgá-la mais peluda e com maior durabilidade.
O contraponto ficou por conta de Tiago Lopes que fez uma interessante contextualização: “A melhor bola da INNI é a Clay, isso é fato! A questão que ele (seguidor) está falando pode ser muito pessoal, aí entra um monte de variáveis de diferentes tipos de feeling e diferentes tipos de percepções para a mesma bola e isso influencia muito no julgamento do que é uma bola boa e o que é uma bola ruim. Essa é a minha visão. Eu acredito que a bola que contenha mais lã no feltro vai ser a melhor, porque ela será um pouco mais lenta e de uma forma geral a INNI Clay é a mais premium da marca. A INNI Tournament entrega um pouco mais de conforto, talvez, porque acredito que a INNI Grand Clay pinga um pouco mais por ter sido criada para ser usada nas quadras de saibro, que são mais lentas. Então, ela é uma bola mais dura, no sentido de ter um pique maior, para compensar o fato de ser uma bola para ser usada no saibro, essa é uma característica de modelos para esse tipo de quadra. Às vezes a pessoa pode ter uma sensação de que a Tournament entrega um maior controle e conforto, mas com certeza, na minha opinião, a Clay é uma bola que tem uma qualidade, e aí eu acho que é de durabilidade e feltro, maior que as outras. Apesar de eu ser muito fã da INNI Tournament. Mas essa questão de você gostar mais de qual bola vai depender de como você sente o jogo, então isso é muito relativo.”.
Nosso conselho
Sugerimos que o tenista busque informações mais técnicas para fazer a escolha adequada ao seu estilo de jogo. Como vimos, a aparência da bolinha de tênis não é suficiente para uma boa avaliação. Além disso, com base no que escutamos do nosso público, lojistas e parceiros, as percepções são muito pessoais. O que pode ser para um, não serve para o jogo do outro.
Os fatores são vários, por exemplo, a localização (altitude principalmente) influencia totalmente na experiência do tenista, bem como o tipo de quadra (aberta, fechada, mais úmida, mais seca, com mais ou com menos saibro, etc), que muda muito as percepções.