Ano IV – Brasil Tennis Classic: o primeiro ITF da série M15 apoiado pela INNI na região norte do país
Esta semana, nas quadras rápidas da Assembléia Paraense na cidade de Belém, tenistas profissionais de várias partes do mundo não tiram os olhos da bolinha INNI Tournament. O Ano IV – Brasil Tennis Classic, campeonato profissional do circuito ITF World Tennis Tour, da série M15, está a todo o vapor desde o dia 14 de agosto.
Realizado pelo Instituto Sports, o evento, que distribuirá US$15 mil em prêmios e pontos no ranking mundial do tênis, voltou a ser sediado pela capital do estado do Pará após nove anos. É também o primeiro torneio da modalidade apoiado pela INNI Sports na região norte do país.
“Belém voltar a receber um torneio desse calibre demonstra que nosso esporte, mesmo que timidamente, segue crescendo e demandando novas cidades para sediar torneios relevantes. Deve ser motivo de orgulho para o Brasil e nossos tenistas, que agora têm mais uma cidade no país para pontuar. Motivo de orgulho também para a INNI em poder participar e reforçar nossa pegada Brasil afora, o que nos aproxima de tenistas de todas as regiões.”, destaca Felipe De Bellis, cofundador da INNI.
Recém-chegado de uma gira europeia, o tenista brasileiro Fernando Yamacita, que estreou ontem com vitória na chave principal do torneio, vê em campeonatos como o Ano IV – Brasil Tennis Classic a oportunidade de continuar progredindo:
“Disputar torneios no meu próprio país ajuda muito na questão do meu treinador poder sempre me acompanhar, me faz sentir muito bem jogando em casa e contribui para que eu obtenha melhores resultados. O custo de jogar no Brasil geralmente é mais baixo do que jogar na Europa e os torneios são bem organizados, o que só ajuda na evolução da minha carreira.”.
Além de Yamacita e os atletas brasileiros Gabriel Sidney, Paulo André Saraiva, Igor Gimenez, Gilbert Klier Junior, João Eduardo Schiessi, Mateo Barreiros Reyes, Vitor Leal e Rafael Tosetto, entraram na chave principal os tenistas naturais de Belém do Pará, Eduardo Lima e David Martins. Eles foram convidados pelo Instituto Sports por meio de wildcards a participarem do campeonato.
O ITF M15 de Belém é também uma oportunidade para jovens talentos como Andrey Barbiero, paulista de 16 anos que está na transição do juvenil para o profissional:
“Muito feliz por jogar no Brasil. É muito importante ter esses torneios aqui. Não ter que me deslocar mundo afora, gastar muito dinheiro. Só tenho a agradecer pela minha estreia em Belém. Estou muito feliz de jogar simples e duplas. Sou muito novo, então, cada momento conta como experiência. Saio desse M15 muito agradecido.”.
Experiência para os tenistas competidores e chance do público paraense ver, com entrada gratuita, jogos de alto nível até dia 20 de agosto.
“O ITF de Belém demonstra que, apesar das dimensões continentais do nosso país, o tênis, ou os esportes no geral, encurtam distâncias e aproximam culturas e para a população que não joga, é uma excelente oportunidade para acompanhar e se apaixonar pelo tênis”, finaliza Felipe De Bellis.