Alcaraz: conheça a história desse gigante da nova geração do tênis

Esta edição do ATP 500 Rio Open tem um gosto especial para um gigante da nova geração do tênis: Carlos Alcaraz. Isso porque, caso conquiste este ano o maior torneio de tênis da América do Sul, o tenista espanhol dividirá o primeiro lugar do ranking mundial com um gigante do Big 3, Novak Djokovic. 

Em entrevista no Rio de Janeiro esta manhã, Alcaraz disse que se alcançar a posição será um privilégio estar próximo ao sérvio, visto sua importância para o tênis. 

Mas, independentemente se vencer ou não o Rio Open, que tal conhecer um pouco mais a história do fenômeno Carlos Alcaraz? 

Carlos Alcaraz

O espanhol Carlos Alcaraz, atual número 2 no ranking da ATP, foi apresentado ao tênis desde muito cedo. Seu pai, um ex-tenista de nível nacional e diretor do clube de tênis da vila de El Palmar, construído há 40 anos pelo tio-avô de Carlitos, foi o principal responsável por motivá-lo a conhecer melhor a modalidade. Alcaraz começou a jogar tênis aos 4 anos de idade tendo Rafael Nadal como sua maior referência.

Conforme Alcaraz foi se desenvolvendo no esporte, o pai, responsável por administrar a carreira do menino, entendeu que o filho, que naquela época já era patrocinado por grandes marcas de artigos para o tênis, precisava de um novo treinador. Afinal, desde muito cedo o tenista mostrou grande potencial e sabiamente, aos 14 anos de Carlitos, a família soube reconhecer a hora de “passar o bastão”.  

E não poderia ter feito melhor! Poucos meses depois, em um torneio Future na Espanha, o tenista fez seu primeiro ponto na ATP. Mesmo com a pouca idade, Carlos chamou a atenção por apresentar um jogo maduro e inteligente. 

Não demorou muito para o ex-número 1 do mundo, Juan Carlos Ferrero, bater o olho nele, se impressionar e obviamente querer treiná-lo. Alcaraz morava perto da academia de tênis de Ferrero. O trabalho em conjunto deu tão certo que de lá para cá, Carlitos vem numa escalada fenomenal. 

O ano de 2022 foi incrível para o atleta, mas é claro que ele quer mais para a nova temporada. Depois de quatro meses parado, Alcaraz começou 2023 da melhor maneira. Na Argentina, venceu o ATP 250 de Buenos Aires, no Brasil é favorito a vencer o Rio Open e já declarou que seu maior objetivo para o ano é o de alcançar o primeiro lugar do ranking mundial. Com o bom tênis que vem apresentando e a mentalidade equilibrada que tem, logo, logo, ele terá de encontrar um novo objetivo para perseguir.

Posts relacionados