O que é sucesso, por Ashleigh Barty
Esta semana o inesperado anúncio da jovem tenista Ashleigh Barty sobre sua retirada das quadras agitou o mundo do esporte. Afinal, a australiana é nada mais do que a atual número 1 do ranking da WTA e campeã de três Grand Slams. Além de um grande exemplo de atleta dentro e fora das quatro linhas.
Mas, para além da decisão, Barty surpreendeu mesmo foi nos detalhes de sua justificativa.
“Houve uma mudança de perspectiva em mim na segunda fase da minha carreira de que minha felicidade não dependia dos resultados. Sucesso para mim é saber que dei absolutamente tudo o que posso. Estou realizada, estou feliz.”
A jogadora de 25 anos, que se dedica ao tênis desde a adolescência, é a melhor do mundo há 120 semanas e acumula na carreira 15 títulos de simples e 12 em duplas, poderia facilmente receber críticas se comparada a Serena Williams, Rafael Nadal ou Roger Federer, que seguem desafiando a idade e buscando superar lesões. Mas, de maneira gentil e sem nenhum clichê, Barty fez a todos relembrar que o mais importante é o processo e cabe a cada um de nós definirmos nosso próprio conceito de sucesso.
A vencedora de Roland Garros 2019, Wimbledon 2021 e o Australian Open 2022, sempre se destacou não somente pelo estilo, variações de jogo ou resiliência em cada set, mas principalmente pela humildade e a sensatez.
Tanto que seu anúncio de aposentadoria provocou inúmeras reações positivas e de apoio, desde Karolina Pliskova, Simona Halep, Andy Murray, Petra Kvitona, entre muitos outros grandes tenistas e organizadores do circuito feminino de tênis.
Ashleigh Barty deixa as quadras para entrar para a história e isso se deve muito ao seu excelente caráter, qualidade chave para um bom tenista! A INNI deseja que a atleta siga desafiando a si mesma em seus novos sonhos.