O tênis brasileiro nos Jogos Olímpicos
Começou o maior evento esportivo do mundo e aqui na INNI já estamos na expectativa do que vem por aí. São muitos atletas buscando dar o melhor de si numa experiência ímpar de verdadeira celebração de união entre os cinco continentes.
Nesta edição, onde esportistas de 206 países estão distribuídos em 46 modalidades, na disputa pelo pódio, o Brasil participará de 35. Ao todo, se inscreveram para ir à Tóquio 304 atletas brasileiros, um número recorde com relação às edições das Olimpíadas ocorridas no exterior.
No que se refere ao tênis, se não fosse o corte do mineiro Bruno Soares, em razão de uma cirurgia de emergência para tratar uma apendicite, sete tenistas brasileiros estariam nos representando esta vez. Mas, apesar do desfalque, estaremos em boas mãos no Japão! Confira abaixo um pouco dos tenistas classificados que sonham em trazer ao Brasil a primeira medalha olímpica da modalidade.
João Menezes
Por ter levado a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2019, em Lima, Peru, e estar entre os 300 atletas no ranking da ATP, o tenista de Uberaba que tem 24 anos de idade foi o primeiro a ter vaga confirmada nos Jogos. Menezes está atualmente na 217ª colocação do ranking mundial. Essa é a primeira oportunidade da carreira do atleta mineiro de disputar uma Olimpíada e será na categoria simples.
Assim como João Menezes, Thiago Monteiro, que é atualmente o nº 1 do Brasil, também estará estreando na competição pela chave individual do tênis. Aos 27 anos, o tenista cearense que este ano disputou com garra Roland Garros e o torneio mais antigo do mundo do tênis, Wimbledon, está na 95º posição do ranking da ATP.
Marcelo Melo e Marcelo Demoliner
Com o gaúcho principiante Demoliner, 32, o experiente tenista mineiro Marcelo Melo, 37, que disputa pela quarta vez uma Olimpíada, formará uma bela dupla. No ranking de duplas da ATP Demoliner está na 53° colocação, ele foi confirmado na Olímpiada na semana passada, em virtude das desistências de algumas duplas.
A Federação Internacional de Tênis confirmou no último momento para a chave de duplas femininas as tenistas paulistas Luisa Stefani, 23, e Laura Pigossi, 26. Como já contamos em maio deste ano no blog da INNI, Luisa Stefani vem vivendo seu melhor momento no tênis, mesmo estando no início da sua carreira e é a principal tenista de duplas femininas brasileiras da atualidade. Ambas também disputarão os Jogos pela primeira vez.
Embora o Brasil não tenha caído em chaves fáceis, a INNI deseja boa sorte a todos os atletas e que cada um vivencie o melhor desse torneio esportivo de valores tão importantes para o mundo.
As competições do tênis iniciam hoje às 23hs, horário de Brasília, e vão até 1º de agosto.